Obstrução Nasal

Esta é uma das queixas mais comuns  dos pacientes , ocorre devido a várias causas: como rinite, desvio de septo nasal , sinusite crônica e outras doenças que vamos explicar abaixo.

Caracterizada pela diminuição da passagem de ar pelo nariz durante a inspiração ela pode ser uni ou bilateral, total ou parcial continua ou transitória dependendo da causa.

A causa mais frequente de obstrução nasal é o processo inflamatório da mucosa nasal, que é o revestimento interno do nariz. Sendo destes o motivo mais comum a alergia (Rinite Alérgica) , caracterizada pela presença de um fator irritante na mucosa, no qual a pessoa tem sensibilidade. O fator que mais frequentemente causa a rinite alérgica é o ácaro (ser microscópico que se alimenta de pele humana descamada) e muito frequente na poeira doméstica; outros fatores frequentes são a barata, pelo de animais, fungos e pólen de plantas.

Infecções Virais (Gripes ou resfriados) e bacterianas (sinusite aguda) são causas frequentes de obstrução nasal de curta duração, sendo auto limitada ou de rápida solução com tratamento clínico.

Desvio do septo nasal é outra importante causa de obstrução, se caracteriza pelo posicionamento incorreto da parede que divide o nariz em dois, provocando dificuldade para respirar. Pode ser causada após um trauma ou pelo desenvolvimento nasal, onde as estruturas do septo crescem de maneira incorreta e começam a diminuir a cavidade nasal causando obstrução. Quando o desvio é a causa principal de obstrução nasal o tratamento é cirurgico.

A hiperplasia de Adenoide ou "carne esponjosa" trata-se de um tecido linfoide que cresce na rinofaringe, no final do nariz, e causa obstrução nasal, mais frequente em crianças, mas também ocorre nos adultos. Quando esta muito aumentada e causa ronco e obstrução nasal intensa pode ser necessário realizar cirurgia.

Tumor Nasal é bem menos frequentes do que as causas acima, podem ser benignos ou malignos, porém é uma causa que sempre deve ser lembrada. Normalmente têm indicação cirúrgica.

As malformações, ou seja, os defeitos na formação das estruturas da parte interna do nariz ou de qualquer estrutura do trajeto do ar são causas mais raras de obstrução nasal, mas também devem ser lembradas. Podem ocorrer em qualquer área do nariz, como nas narinas, a parte mais anterior do nariz, ou internamente, na parte mais posterior do nariz, região chamada de coanas. As malformações podem também ser complexas, acometendo várias estruturas internas nasais. Nesses casos, como o defeito é congênito, a dificuldade respiratória já se apresenta desde o nascimento ou na infância.

Respirar livremente pelo nariz é algo muito importante tanto para o desenvolvimento da criança, quanto para a vida saudável do adulto. O nariz é responsável por aquecer, umidificar e filtrar as impurezas do ar que respiramos. Quando o nariz esta obstruído estas tarefas ficam prejudicadas provocando mais infecções de vias aéreas. Outro problema é a apneia noturna , no qual a pessoa respira com dificuldade a noite, não dormindo adequadamente, atrapalhando-a nas atividades diárias e aumentando o risco de Infarto do Miocárdio e AVC "derrame".

A respiração predominante pela boca, respiração oral atrapalha o crescimento da face desalinhando os dentes e provocando grandes deformações facias. Por essas razões é de fundamental importância que quando a pessoa sentir obstrução nasal procure o otorrinolaringologista para fazer os exames e tratamentos necessários.