Cirurgias da Orelha

São realizadas diversas cirurgias para as mais diversas patologias das orelhas.​ Como infecções croncias, perda auditiva, surdez e alteração estética.

Cirurgia Plástica das Orelhas - Otoplastia

 

A Otoplastia é uma intervenção cirúrgica que permite a correção de orelhas proeminentes, as chamadas "orelhas de abano". A borda da orelha está mais saliente e, por isso, parece maior. Nas mulheres, o problema é muitas vezes disfarçado, escondendo as orelhas nos cabelos.
A Otoplastia é uma cirurgia simples e rápida que permite acabar com este problema.
É uma cirurgia aconselhada a partir dos 5 ou 6 anos de idade, antes da entrada na escola. O tratamento desta pequena deformidade, evita problemas psicológico, perante os colegas ou amigos.
A Otoplastia é feita sob anestesia local, sendo um procedimento relativamente simples, comparativamente a outras cirurgias. O pós-operatório não é doloroso, sendo necessários apenas Antiflamatórios por um curto periodo

Implante da Orelha Biônica - Implante Coclear

 

Cirurgia realizada para pessoas que apresentam perda auditiva profunda, no qual as próteses auditivas (AASI) não conseguem amplificar adequadamente o som para o paciente.

Pode ser realizado em adultos e crianças, devendo ser avaliados os critérios clínicos para indicação do implante.

Esta cirurgia é realizada com anestesia geral, colocamos um eletrodo dentro da parte interna da orelha do paciente e depois é colocado um aparelho externo que vai transmitir o som diretamente para o nervo da audição, possibilitando que pessoas com perda auditiva profunda voltem a a escutar.

Fechamento da perfuração da membrana timpânica - Timpanoplastia

 

Cirurgia realizada para tratar a otite média crônica, que provoca infecção crontínua ou de rpetição nas orelhas, levando a perda de audição, saida de catarro e dor nas orelhas.

A Otite média crônica ocorre, normalmente, por haver uma perfurção na membrana timpânica e a Timpanoplastia soluciona este problema.

Esta cirugia é realizada com anestesia geral e com auxílio de microscópio, onde nós pegamos um encherto de pele da própria pessoa , que é utilizado para fechar a perfuração.

A recuperação da pessoa é rápida removemos os pontos em 7 dias, resolvendo o problema da otite crônica.

Drenos de Orelhas - Tubo de Ventilação

 

Cirurgia realizada com o auxílio de microscópio, é realizada para pacientes que apresenta acúmulo de “secreção” dentro das orelhas, que provoca infecções de repetição, a função do tubo é remover a secreção acumulada na orelha e solucionar as infecções de repetição.

Cirurgia para perda auditiva por otosclerose -Estapedotomia

A Otosclerose é uma doença hereditária, de origem familiar, e causa perda auditiva.

Esta doença provoca a fixação do osso do Estribo, dificultando bastante a audição.

Realizada com anestesia geral e auxílio de microscópio, onde substitui-se o ossículo do estribo por uma prótese , este procedimento tem o objetivo de melhorar a audição do paciente.

Normalmente é dado alta no mesmo dia e a melhora da  audição e volta a s atividades normais ocorre entre 7 e 14 dias.

Cirurgia da Mastoide -Mastoidéctomia

Realizada para infecção crônica das orelhas e mastóide e normalmente após o crescimento de tumoração nesta região chamada de colesteatoma. Realizada com o auxílio de microscópio, apresenta recuperação bastante rápida no pós operatório.